sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO



Deus em sua soberana graça, oferece graciosamente a salvação ao homem e dár-lhe a oportunidade de exercer seu livre arbítrio para decidir aceitar tal salvação, ou recusá-la por sua própria vontade. Sabemos que a palavra livre arbítrio significa "capacidade de escolha, decidir entre uma coisa e outra" e assim, determina que o poder da escolha está com o homem, e que Deus não interfere nisto.

Desde sua criação o homem recebeu a capacidade de escolha, infelizmente por ter usado seu livre arbítrio de forma errada e contra Deus, Adão e Eva pecaram, e através dos mesmos, o pecado entrou na humanidade. Sempre que o assunto é livre arbítrio e predestinação, grandes debates, discussões e diferentes argumentos surgem, muitos tem suas opiniões formadas ou abalizada em grandes teológos e pensadores como Calvino ou Armínio dentre outros (falo de basear uma posturas em homens e não nas Escrituras Sagradas com prioridade) sobre diversos assuntos, deixando de lado o que aBíblia fala com tanta clareza sobre os temas em apreço.

A palavra predestinação procede do grego "proorizo" , essa palavra aparece cerca de seis vezes no Novo Testamento, em (I Co.2.7) a palavra é traduzida como "ordenou antes", em (At. 4.28) aparece como "anteriormente determinado" , e quatro vezes aparece como "predestinar", (Rm. 8.29-30; Ef. 1.5,11). Se colocarmos em conjunto, O termo significa "destinar por antecipação", e segundo a Bíblia o que é determinado por antecipação quer dizer:

1. O meio pelo qual deveríamos ser salvos: Em (Ef. 1.5) a Bíblia diz: "nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo" Nisto entendemos que desde a eternidade Jesus foi entregue em sacrifício por nós, desde a fundação do mundo, (Ap. 13.8; I Pe. 1.20).

2. Predestinados para sermos filhos de adoção: De acordo com os textos originais, Deus predestinou que os pecadores fossem por Jesus, feitos filhos de adoção, nisto está provado que a predestinação existe para que os que esperam em Jesus Cristo como autor e consumador de sua fé, conforme vemos em (Cl. 1.23).

3. Predestinados para sermos conforme a imagem de Deus: (Rm. 8.29). A predestinação genuínamente Bíblica, resume-se nestes três tópicos, estes são os posicionamentos mais aceitos por teológos e Cristãos protestantes. Mas ainda sim muitos aceitam a predestinação fatalista, que básicamente considera apenas a soberania de Deus e não sua graça. Em toda Bíblia vemos que Deus deseja que o homem seja salvo e não apenas os predestinados (I Tm. 2.4; Jo. 3.16).
Em hipótese alguma Deus predestinaria alguém ao inferno, o conhecido argumento "uma vez salvo, salvo para sempre" não passa de um erro teológico e de uma má interpretação Bíblica.

A predestinação fatalista é contrária a natureza divina, pois sabemos que da mesma forma que Deus é Amor ele também é Justiça. Se nós estamos já predestinados, uns para salvação outros para a condenação eterna, então não existirá mais o livre arbítrio e as escolhas, desta forma não iremos refletir a imagem de Deus neste mundo. Devemos a cada dia cuidar de nossa salvação, os tempos são difíceis e muitos atrativos tentam desestruturar nossa fé. Apenas crendo nos planos do Senhor estaremos seguros contra os falsos ensinamentos, e desta forma, sempre buscando mais e mais à Deus para que nos ajude a guardar nossa firme esperança em Cristo Jesus.

No amor de Cristo,
Matias Borba!

16 comentários:

Estelita lima disse...

Oi amigo.
Sabias palavras,é concordo com tudo o que vc falou,e o que devemos fazer é cuidar da nossa salvação.Pois a biblía diz.Que,quem for limpo,limpese mais,mais quem for sujo se surje mais.
É a ealidae e o que a biblía dis e não tem como mudar.
xau fica na paz

Ari Sabino disse...

Caro amigo concordo arrespeito de que a igreja já é predestinada a salvação, mais a questão dos atributos de Deus? Oniciência, Onipotência e Onipresença. A questão da oniciência Deus sabe de tudo o que acontece e de tudo o que acontecerá, é impossivél falar que Deus não sabe o que irá contecer, há vercículos na bíblia que fala do controle total de Deus e do seu conhecimento total, "Há alguma coisa nova para mim diz o Senhor", Como fica está questão?

mi disse...

Olá,a Paz do Senhor a todos vcs!
Olha vou ser bem sincera a respeito desse assunto:não consegui até hj chegar a uma conclusão.Espero muito que o Espirito Santo me ajude a discernir essa duvida sobre predestinação,afinal temos contras e a favor dela!Obrigada!Fiquem com Deus!

Thaís disse...

A Paz irmão!!
Concordo com você, comigo isso de ''uma vez salvo para sempre salvo'' é realmente um erro de interpretação.
Tenho que ser sincera, até pouco tempo atrás pensava que a gente ja nasce predestinado a certas coisas ''livre escolha''.Mas ao pensar sobre e muito pensar creio se as coisas fossem assim para que existia o livre arbitrio?
A minha salvação depende da minha comunhão com Deus.
Apocalipse 22:11 ''Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.''
Cada escolha que fazemos nos leva a um lugar, é estar firme na palavra, vigiando e orando para nao fazermos escolhas erradas.Essa é a minha opnião...
Fique com Deus

Matias Borba disse...

Caros amigos,

Lamento muito não ter respondido aos comentários aqui feitos a respeito deste assunto que tem suas mais diversas inerpretações, mas infelizmente de uns três meses para cá, já fiquei sem internet, já fiquei sem tempo por conta de trabalho, já tive um problema de saúde e outras coisas que me impossibilitaram de responder anteriormente, o que peço desculpas por isso.

Ao amigo Ari Sabino digo,

Penso que Deus mesmo sendo Onisciênte, Onipresente e Onipotente e por assim ser, saber de tudo o que irá aocntecer antecipadamente, não muda o curso do livre-arbítrio.

O livre-abítrio existe desde antes da fundação do mundo, os anjos foram submetidos a ele como também o homem em sua criação, A Bíblia nos diz que Deus já sabia desde a fundação do mundo que Jesus iria morrer pela humanidade e por isso, Deus mesmo sabendo quem será salvo e quem será condenado ele não pode interferir na livre escolha do ser humano.

Assim como muita coisa nesta vida, a escolha é uma dádiva que o homem até hoje não sabe administrá-la corretamente. Mesmo com todo planejamneto em tudo, o homem ainda precisa aprender a fazer boas escolhas.

Por ser assim, as dádivas que Deus dá ao homem precisa ser vivida em sua plenitude, sermos salvos apenas porque Deus predestinou alguns para a vida e outros para a morte eterna, não nos traria aprendizado algum, apenas seriamos reprodutores das capacidades dadas por Deus ao homem.

Deus quer que desenvolvamos nossas capacidades de ser humano e criatura mais completa de todo universo, quer que sejamos felizes e por isso, nos dá a capacidade de gerirmos certas atitudes de nossas vidas para que saibamos aprender o que fazer em toda nossa vida.

O homem foi criado para apenas adorar à Deus, ele foi predestinado para isso, e a queda do homem mostrou que mesmo Deus sabendo de tudo o que irá acontecer, o livre-arbítrio sempre existiu e foi respeitado por Deus.

Resta ao homem cuidar de sua salvação, pois está mesma oportunidade já lhe foi dada lá no Edém, e hoje, nós temos a oportunidade de fazermos diferente, basta que para isso adoremos à Deus como ele planejou.

Deus abençoe!

Matias Borba disse...

Amigo(a) Mi,

Deus lhe dará discernimento para saber interpretar de forma correta este assunto, mas sugiro que busque ajuda além da Bíblia, em livros de hermenêutica Bíblica ortodoxa e em materiais que interpretem a bíblia em seu contexto histórico, cultural correto.

Sugiro livros da editora CPAD, que tratam da questão com muita clareza e interpretação muito correta.

Obrigado pelo comentário e Deus abençoe!

Matias Borba disse...

Prezada Thaís,

Pois é, muitas pessoas esquecem-se que uma boa interpretação de um ou vários textos da Bíblia dependem de uma boa hermenêutica e exegese, e ainda considerar o contexto histórico/cultural da época.

No assunto aqui discutido, a hermenêutca e a exegese corretas são fundamentais, pois os termos utilizados no original diferenciam de nossa lígua pátria, e para que não haja a leitura ao pé da letra, é preciso considerar as formas usadas para interpretar um texto.

Obrigado pela participação e Deus abençoe!

Matias Borba disse...

Amiga/ormã Estelita,

Quem quer ser salvo, de fato precisa cuidar de sua vida e salvação, pois um dia iremos prestar contas diante dele, o Senhor dos senhores.

Grande abraço!

Bispo Paulo e disse...

Olá querido, graça e paz da parte de Jesus Cristo o Justo eterno.
Quero salientar que a palavra, livre arbítrio tambem não tem na biblia, e quando falamos de soberania, também vemos a graça de Deus atuando através da soberania que é um ato de aomor; as vezes queremos ser melhor do que o próprio Deus.
Salmo 100:3 Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós,que nos fez povo seu e ovelha do seu pasto.
O salmista já sabia que a escolha era do soberano.
Efe 1:4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor
paulo sabia o que é eleição.
Queridos muitas das vezes queremos invalidar uma doutrina biblica por acharmos por meios de filosofias o que Deus é capaz de fazer.
Romanos:9:11 Assim,pois,isto não depende do que quer, nem de quem corre, mais de Deus que se compadece.
queridos tudo é Deus quem faz, não fizemos,não decidimos, nós esvamos mortos, e pelo que sei morto não decide, Ele decidiu por mim, ALELUIA" NÃO SEI POR VOCÊ, FELICIDADE E MUITA PAZ PRA VOSSA VIDA. bispopaulodesouza@oi.com.br

jecbiblia2 disse...

A paz do Senhor para todos, não sei porque algumas pessoas tem tanta dificudade para entender que Deus é soberano em tudo o que acontece, e que nada esta fora de seus planos, inclusive o livre arbítrio do homem, não é o fato de a palavra livre arbítrio não está escrita na biblia, que devamos deixar de crer que o livre arbítrio existe...a palavra oniciencia também não existe na bíblia, e ai ? vamos deixar de crer que Deus é oniciente ?

por favor, se encontrar escrito a palavra oniciente na bíblia, manda a referencia bíblica pra mim, pois eu nunca vi, e se eu estiver enganado, mim perdoe em nome de Jesus Sr. Bispo Paulo.

Clóvis disse...

Caro irmão Matias,

Deparei-me hoje com seu artigo. Fiz uma rápida análise do mesmo, não com a intenção de polemizar, mas para oferecer um contraponto.

Irei publicá-lo no Cinco Solas nesta segunda-feira.

Que Deus continue abençoand-o e usando-o para Sua glória!

Em Cristo,

Clóvis

Xandão sing disse...

A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relata:

* " E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2:2)
* "E deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna".(João 3:16)
* " Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
* "O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
* "Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Cor.5:14)
* " E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
* " O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se."(2Pedro3:9).
* "Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam".(Atos17:30).
* "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida".(Rom.5:18).
* "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hebr.2:9).

Xandão sing disse...

Claramente cada versículo das escrituras acima ensina que Cristo morreu por todo homem em qualquer lugar e deseja que todo homem seja salvo. Qualquer ensino de homem que contradiz esta verdade é falsa.Isto é entendido que aqueles que se baseiam na expiação limitada, contará dizendo " o mundo"e "os homens", realmente não diz todo o mundo e todos os homens, mas se rever apenas aos "eleitos". Seguramente, tal linha de pensamento é baseada nas razoes das faltas do homem, e não parece com princípios hermenêuticos. O claro sentido da palavra mundo (cosmos), usado da Bíblia significa toda a terra e todos nela e no mundo perdido. Nunca é usado na Bíblia referindo eleição de Deus. A palavra Todos é tudo incluído.Todos homens, incluem toda a espécie humana.Se Deus queria limitar a porção de salvação, Ele poderia escolher uma melhor palavra para "todos", " mundo" e "todo" homem! Ele escolheu estas palavras porque isto convém a intenção de Deus. Ele pagou o preço por todos os pecados dos homens em todo o mundo! Ele trouxe com seu próprio sangue o direito de oferecer a salvação. Expiação limitada quer dizer que Ele apenas sofreu por aqueles que serão salvos e isto é claramente um falso ensino bíblico.

Xandão sing disse...

Boa noite queiridos! Qual seria a intenção de fazer o ide e pregai a toda a criatura? Por que pregar se Deus salvará os eleitos de qualquer forma. Os Calvinistas mais uma vez dizem, que Deus nos manda a pregar o Evangelho para encontrar os eleitos. Isto é um exemplo da falha da razão humana. Se a Bíblia ensina que devemos ensinar aos homens em todos os lugares e que serão salvos por crerem que Jesus e Deus em fato oferece a salvação para um determinado número previamente escolhido, então estaríamos nos tornando em mentirosos! É mentira dizer a alguém que Deus o salvará , se a Bíblia diz que não podem ser salvo!

Luciana vilela protasio disse...

Querido querendo ou não a bíblia é contraditória,Deus deu livre escolha pra o homem " " pois não cai uma folha se quer sem sua permissão.
acho que a predestinação é só pra salvação.

Luciana vilela protasio disse...

Acho que a bíblia é contraditória.